SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Danças religiosas e turismo: os “tribais” percecionados como o repositório do tradicional em Goa, ÍndiaBollywood em Portugal: a construção de identidades culturais alternativas entre audiências e praticantes de dança índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

KORPELA, Mari. “Na Índia é que é!”: a construção de “Índias Incríveis” em Varanasi e Goa por migrantes associados a estilos de vida. Etnográfica [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.153-173. ISSN 0873-6561.

As migrações conotadas com um determinado estilo de vida levam centenas de pessoas a deslocarem-se para a Índia repetidamente por longos períodos e a regressar a locais específicos onde encontram outras que optaram pelo mesmo estilo de vida. Alguns vão numa busca espiritual, outros aprendem música indiana, enquanto outros simplesmente procuram uma vida descontraída. Este artigo tem por base um trabalho etnográfico realizado entre migrantes deste tipo em Varanasi e em Goa. Em Varanasi concentram-se aqueles que apreciam a “Índia antiga autêntica”, ao passo que os que optaram por Goa celebram antes um discurso de liberdade. Neste artigo analiso o significado de autenticidade e de liberdade nestes contextos. Argumento que a Índia fornece um cenário, um local físico, para a representação da Índia por parte destes migrantes. Mais ainda, alguns setores de indianos participam nestes discursos, apesar de haver distância social entre os migrantes e as populações locais.

Palavras-chave : Goa; Varanasi; migração conotada com um estilo de vida; orientalismo; autenticidade; discurso de liberdade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons