SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Qué, cómo y cuánto se escribe en los documentos de la burocracia judicial para “menores”, en la ciudad de Buenos AiresEnfrentando al neoliberalismo en Colombia: arte y colaboración en un hospital en ruinas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

SARTORI, Lecy. Dispositivo de saúde, manejo terapêutico e práticas de cuidado no Serviço Residencial Terapêutico. Etnográfica [online]. 2018, vol.22, n.3, pp.555-574. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.5914.

A partir de uma etnografia sobre as modificações decorrentes do processo de reforma no modelo de assistência psiquiátrica do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira (SSCF) no município de Campinas (SP), descrevo os arranjos técnicos e arquitetônicos que transformaram as moradias assistidas em um dispositivo de saúde. O ponto de partida são os efeitos do processo de reabilitação dos usuários que vivem no Serviço Residencial Terapêutico (SRT). Trata-se de analisar como a equipe do SRT organiza o modo de operar a assistência nas residências por meio da racionalização da singularidade do usuário em termos de necessidade e contextos de risco. Com isso, procuro expor os discursos que justificam a prática do manejo terapêutico e governo da vida dos moradores no SRT.

Palavras-chave : Serviço Residencial Terapêutico (SRT); etnografia; reabilitação; práticas de cuidado; manejo terapêutico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons