SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Between standard solidarity and renegotiated solidarity: (re)presentations of debts in an Argentinean microcredit program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Abstract

OLIVEIRA, Amurabi. A identidade disciplinar de Gilberto Freyre e a institucionalização acadêmica da antropologia no Brasil. Etnográfica [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.537-555. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.7139.

O processo de institucionalização do ensino de antropologia no Brasil inicia-se na década de 1930, quando são criados os primeiros cursos de ciências sociais, e com eles as primeiras cátedras em Antropologia no ensino superior. Gilberto Freyre (1900-1987), ainda que mais reconhecido pela sua vasta e relevante obra acadêmica, engajou-se também nesse processo, com destaque para sua atuação como professor na Universidade do Distrito Federal. Busco, neste artigo, analisar a atuação de Freyre como professor de Antropologia, almejando captar as direções que esta disciplina assume com ele. Para a realização deste trabalho, parto da base empírica de suas aulas taquigrafadas, as articulando continuamente com seus dados biográficos e com seu legado acadêmico.

Keywords : Gilberto Freyre; antropologia brasileira; ensino de antropologia; institucionalização da antropologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License