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Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

OLIVEIRA, Amurabi. A identidade disciplinar de Gilberto Freyre e a institucionalização acadêmica da antropologia no Brasil. Etnográfica [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.537-555. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.7139.

O processo de institucionalização do ensino de antropologia no Brasil inicia-se na década de 1930, quando são criados os primeiros cursos de ciências sociais, e com eles as primeiras cátedras em Antropologia no ensino superior. Gilberto Freyre (1900-1987), ainda que mais reconhecido pela sua vasta e relevante obra acadêmica, engajou-se também nesse processo, com destaque para sua atuação como professor na Universidade do Distrito Federal. Busco, neste artigo, analisar a atuação de Freyre como professor de Antropologia, almejando captar as direções que esta disciplina assume com ele. Para a realização deste trabalho, parto da base empírica de suas aulas taquigrafadas, as articulando continuamente com seus dados biográficos e com seu legado acadêmico.

Palavras-chave : Gilberto Freyre; antropologia brasileira; ensino de antropologia; institucionalização da antropologia.

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