SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3“Dead food” and the owners in the city: commensality and alterity in a ­Guarani village in São PauloA life not to be told: in the paths of singularity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Abstract

ALVES DE SOUSA, Flávia  and  ALBUQUERQUE, José Lindomar C.. Nação e integração nas escolas de fronteira: a mobilidade docente e a aprendizagem das línguas nacionais entre o Brasil e a Argentina. Etnográfica [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.627-648. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.7313.

As escolas nas zonas de fronteiras internacionais se constituem em um campo privilegiado para pensar as mobilidades transfronteiriças e a produção da nação no espaço escolar. O objetivo do artigo é pensar a circulação e a prática educativa de professoras argentinas e brasileiras entre duas escolas das cidades de Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina) que participam do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Analisamos o processo de produção de fronteiras políticas, culturais e simbólicas a partir da percepção de diretoras, coordenadoras, professoras e alunos, tentando compreender os caminhos e os paradoxos dos dispositivos de integração educacional nas zonas fronteiriças internacionais no contexto do Mercosul.

Keywords : fronteira; nação; integração; mobilidade; escola; língua.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License