SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1The future of hope: “youth problem” in the urbanization of a shantytown in Great Buenos Aires author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Abstract

BOUCHARD, Marie-Eve. O português popular do Brasil através da capoeira: do local ao global. Etnográfica [online]. 2021, vol.25, n.1, pp.95-116.  Epub May 25, 2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.8751.

O presente estudo examina o processo de globalização do português popular do Brasil (PPB) através da disseminação da capoeira fora do Brasil. Com base num trabalho de campo etnográfico na cidade de Nova Iorque e em oito anos de prática de capoeira, o meu objetivo é demonstrar que o PPB é a variedade de português que é exportada para o estrangeiro pelos capoeiristas brasileiros e que os capoeiristas não brasileiros aprendem esta variedade de português não padrão como sendo essencial à sua identidade como comunidade de prática. Assim, o PPB está a desapegar-se das ideologias linguísticas relacionadas com as classes sociais mais baixas criadas no Brasil durante a época colonial, mas ainda está ligado à identidade nacional brasileira e à resistência dos negros à escravidão. Ao demonstrar como o uso do PPB se estende além das não elites brasileiras, para passar a incluir também a comunidade internacional, argumento que o PPB está sendo, atualmente, vinculado a outras formas de capital simbólico em virtude do seu uso crescente em contextos globalizados.

Keywords : capoeira; globalização; português popular do Brasil; identidade; ideologias.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )