SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1El futuro de la esperanza: el “problema de los jóvenes” en la urbanización de una villa en el Gran Buenos Aires índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

BOUCHARD, Marie-Eve. O português popular do Brasil através da capoeira: do local ao global. Etnográfica [online]. 2021, vol.25, n.1, pp.95-116.  Epub 25-Maio-2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.8751.

O presente estudo examina o processo de globalização do português popular do Brasil (PPB) através da disseminação da capoeira fora do Brasil. Com base num trabalho de campo etnográfico na cidade de Nova Iorque e em oito anos de prática de capoeira, o meu objetivo é demonstrar que o PPB é a variedade de português que é exportada para o estrangeiro pelos capoeiristas brasileiros e que os capoeiristas não brasileiros aprendem esta variedade de português não padrão como sendo essencial à sua identidade como comunidade de prática. Assim, o PPB está a desapegar-se das ideologias linguísticas relacionadas com as classes sociais mais baixas criadas no Brasil durante a época colonial, mas ainda está ligado à identidade nacional brasileira e à resistência dos negros à escravidão. Ao demonstrar como o uso do PPB se estende além das não elites brasileiras, para passar a incluir também a comunidade internacional, argumento que o PPB está sendo, atualmente, vinculado a outras formas de capital simbólico em virtude do seu uso crescente em contextos globalizados.

Palavras-chave : capoeira; globalização; português popular do Brasil; identidade; ideologias.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )