SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Between filmmaking practices and tourist practices: an ethnographic look on the production of Portuguese tourism films in the 1960sFood heritage as a tourist attraction: the commodification of the Mediterranean Diet, in Chefchaouen (Morocco) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Abstract

HORTA, Arlindo. Da feira local à festa televisual: negociando visibilidades no território português. Etnográfica [online]. 2021, vol.25, n.1, pp.211-230.  Epub May 25, 2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.10021.

A visibilidade enquanto dimensão social que compreende um vasto conjunto de práticas, discursos e processos tem merecido escassa atenção por parte das ciências sociais, apesar de muitas manifestações contemporâneas estarem profundamente ligadas à ideia de estar/não estar visível - o património ou o turismo, por exemplo. Este artigo analisa mecanismos de produção de visibilidade tendo por base o vínculo entre a realização de feiras e eventos locais e a circulação nacional de programas de televisão. A partir de trabalho de campo efetuado em 2017 junto da equipa responsável pelo programa Somos Portugal, emitido pela TVI aos domingos à tarde, debatem-se processos de mercadorização da visibilidade, através dos quais o acesso ao espaço mediático é negociado por uma série de agentes profissionalizados: produtores de televisão, responsáveis dos gabinetes de comunicação das autarquias, produtores de eventos, os próprios autarcas e seus assessores. Ao utilizar elementos da cultura popular para a inscrição dos lugares em circuitos turísticos contemporâneos, esta mercadorização obedece à necessidade com que os municípios se deparam de uma performance contínua do visível.

Keywords : visibilidade; média; feiras e eventos; televisão; turismo; cultura popular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )