SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1From local fairs to televisual feasts: negotiating visibilities in the portuguese territoryArchitects in the countryside: doing fieldwork for the survey of Portuguese popular architecture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Abstract

LUCAS, Joana. O património alimentar enquanto atração turística: a conversão da Dieta Mediterrânica em mercadoria, em Chefchaouen (Marrocos). Etnográfica [online]. 2021, vol.25, n.1, pp.231-253.  Epub May 25, 2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.10056.

Partindo da classificação da Dieta Mediterrânica enquanto património cultural imaterial pela UNESCO, este artigo procura refletir sobre os processos de conversão em mercadoria para fins turísticos daí decorrentes, bem como sobre a invenção local de uma gastronomia que se considera espelhar as práticas e os pressupostos da Dieta Mediterrânica. Centrando-se geograficamente em Chefchaouen (Marrocos), a etnografia realizada permite afirmar que os processos de conceção, invenção e transfiguração patrimoniais não estão fora do controlo das comunidades locais, prestando igualmente atenção à dimensão heterogénea e plural não só das próprias comunidades, como também das suas expetativas perante as eventuais vantagens associadas a uma classificação patrimonial.

Keywords : alimentação; turismo; património imaterial; Dieta Mediterrânica; Marrocos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )