SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Da feira local à festa televisual: negociando visibilidades no território portuguêsOs arquitetos no campo: o inquérito à arquitetura popular em Portugal no terreno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Etnográfica

versión impresa ISSN 0873-6561

Resumen

LUCAS, Joana. O património alimentar enquanto atração turística: a conversão da Dieta Mediterrânica em mercadoria, em Chefchaouen (Marrocos). Etnográfica [online]. 2021, vol.25, n.1, pp.231-253.  Epub 25-Mayo-2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.10056.

Partindo da classificação da Dieta Mediterrânica enquanto património cultural imaterial pela UNESCO, este artigo procura refletir sobre os processos de conversão em mercadoria para fins turísticos daí decorrentes, bem como sobre a invenção local de uma gastronomia que se considera espelhar as práticas e os pressupostos da Dieta Mediterrânica. Centrando-se geograficamente em Chefchaouen (Marrocos), a etnografia realizada permite afirmar que os processos de conceção, invenção e transfiguração patrimoniais não estão fora do controlo das comunidades locais, prestando igualmente atenção à dimensão heterogénea e plural não só das próprias comunidades, como também das suas expetativas perante as eventuais vantagens associadas a uma classificação patrimonial.

Palabras clave : alimentação; turismo; património imaterial; Dieta Mediterrânica; Marrocos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )