SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Between the universal and the singular: ethnography of knowledge production and forms of subjectivations in Lacanian institutions of psychoanalysisFieldwork and its perspectives: anthropological encounters between researcher and priest in Mina’s Drum (Tambor de Mina) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Abstract

BAZZO, Juliane. Trabalho de campo multissituado e reflexividade em uma etnografia da agência da noção de bullying na contemporaneidade brasileira. Etnográfica [online]. 2021, vol.25, n.3, pp.587-609.  Epub Nov 25, 2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.10582.

Este artigo discute os aportes teórico-etnográficos empregados para contemplar a natureza multissituada de um estudo antropológico sobre a agência da noção de bullying no contexto brasileiro contemporâneo. Tal empreendimento caracterizou-se por hibridizar distintos contextos - educacional, estatal, científico, midiático e mercadológico -, em escalas micro, intermediárias e macro de pesquisa. Uma arquitetura investigativa nesses moldes não é dada de antemão, mas sim delineada no desenrolar de um percurso etnográfico no qual reflexividade surge maximizada, tendo em vista que o antropólogo não apenas precisa pensar seu objeto de estudo, mas simultaneamente analisar todo o tempo as fronteiras do seu trabalho de campo. Para ilustrar esse processo, o artigo narra eventos etnográficos por meio dos quais se foram estabelecendo, entre os diferentes contextos e escalas, vinculações de ordem holográfica e complexa, a um só tempo significativas à pesquisadora e a seus interlocutores para os fins da investigação.

Keywords : etnografia multissituada; reflexividade; bullying; agência; Brasil contemporâneo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )