SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Trabalho de campo multissituado e reflexividade em uma etnografia da agência da noção de bullying na contemporaneidade brasileiraA loucura nos documentos brasileiros: da formação da cidadania e da conformação estatal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

ABREU, Marilande Martins. O trabalho de campo e suas perspectivas: encontros antropológicos entre pesquisadora e sacerdote no tambor de mina. Etnográfica [online]. 2021, vol.25, n.3, pp.611-631.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.10704.

O presente artigo se propõe refletir sobre o trabalho de campo e as relações entre a pesquisa na mina e o sacerdócio da mina. É fruto de dois textos sobre o tambor de mina do Maranhão escritos pela antropóloga Mundicarmo Rocha Ferretti e pelo pai-de-santo Euclides Pereira, um dos mais importantes líderes de cuidado e transmissão com as práticas de ancestralidade africana. Pretende-se compreender como esses dois escritos indicam formas do fazer antropológico que não se reduzem a troca de posições entre pesquisadora e sacerdote, mas dos diálogos que ambos, a partir de suas movimentações e posições, constroem nos textos, que ao invés de rivalizarem tornam-se expressões e experiências do tambor de mina possíveis de serem transformadas em escrita etnográfica do tambor de mina.

Palavras-chave : tambor de mina; campo intelectual; campo religioso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )