SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3O trabalho de campo e suas perspectivas: encontros antropológicos entre pesquisadora e sacerdote no tambor de mina“El arte callejero no es delito”: procesos de politización de la cultura en la Ciudad de Buenos Aires, Argentina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

CHAVES, Lilian Leite. A loucura nos documentos brasileiros: da formação da cidadania e da conformação estatal. Etnográfica [online]. 2021, vol.25, n.3, pp.633-655.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.10682.

Este texto é um mapeamento de como a loucura aparece categorizada nos documentos burocráticos brasileiros em vigor de 1978, início da luta por reforma psiquiátrica, até a atualidade. Esse mapeamento se inspira nas proposições antropológicas acerca das capacidades criadoras dos documentos, das políticas públicas como constituintes do processo de conformação estatal e da administração e governança enquanto tecnologias de governo que criam segmentos específicos. O objetivo desse trabalho é mostrar que as mudanças de categorias oficializadas nos documentos estatais estão atreladas à reorientação da assistência em saúde mental, descortinando o imbricamento entre demandas de cidadania e de serviços. Faz parte desse objetivo, enfatizar a capacidade dos documentos de criarem realidades sociais a partir de intervenções administrativas e redefinição de limites (individuais, domésticos, profissionais, institucionais e estatais).

Palavras-chave : documentos; loucura; saúde mental; cidadania; Estado; política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )