SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1A venda ambulante em Buenos Aires: economia(s) (i)legais, estética e circulação de objetos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

LUNA, Erick Serna. In)justiça e (i)legalidade na cidade. Relações entre polícia e vendedores no metrô da Cidade do México. Etnográfica [online]. 2022, vol.26, n.1, pp.89-107.  Epub 05-Maio-2022. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.11231.

O artigo mostra como as relações entre os comerciantes populares e a polícia metropolitana da Cidade do México se desenvolvem dentro de uma política de estigmatização e criminalização do comércio popular. Uma política que, defendo, se apoia numa conceção teórica que rejeita o comércio popular como atividade produtiva e como trabalho decente. Assim, entre proibições e estigmatizações, as relações entre comerciantes populares, polícias e juízes cíveis são caracterizadas pela corrupção e pela violência. O primeiro aspeto permite a negociação da aplicação da lei e estabelece as bases de uma economia sustentada pelas ilegalidades do Estado. Por sua vez, a violência expressa-se na brutalidade policial contra os praticantes do comércio popular do metro, que já teve consequências fatais.

Palavras-chave : metro; comércio popular; etnografia; ilegalidade; fraude policial.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )