SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1In)justiça e (i)legalidade na cidade. Relações entre polícia e vendedores no metrô da Cidade do MéxicoLa economía de autos robados en São Paulo: mirada etnográfica sobre la reproducción de desigualdades y violencia en América Latina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

PERELMAN, Mariano Daniel. A venda ambulante em Buenos Aires: economia(s) (i)legais, estética e circulação de objetos. Etnográfica [online]. 2022, vol.26, n.1, pp.109-123.  Epub 05-Maio-2022. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.11275.

Em Buenos Aires, os transportes públicos são lugares de venda. Tanto as práticas dos vendedores quanto os produtos oferecidos são frequentemente postos em causa por estarem fora da lei. Partindo de seguir coisas e pessoas, o texto mostra a dificuldade em gerar fronteiras entre “economias diferentes”, bem como de refletir sobre a forma como a pesquisa social contribui para gerar demarcações externas às configurações que analisa. Neste texto, estou interessado em mostrar a rede de relações produzida pelo comércio ambulante em comboios e autocarros em Buenos Aires. Para isso, vou concentrar-me em duas linhas: as coisas e a sua estetização. A análise dessas duas dimensões permite mostrar a construção desse fetichismo, na medida em que a legalidade dos produtos não emana das próprias coisas, mas do contexto (e do modo) em que circulam.

Palavras-chave : ilegalismos; venda ambulante; Buenos Aires; circuito comercial; estética.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )