SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1(Arte)sanato tradicional: fricções entre matrizes de pensamentoCultural policies in Galicia: handicraft accreditation índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

ROVISCO, Eduarda. Tecer e colar Cabo Verde: “retratos do povo” no artesanato mindelense. Etnográfica [online]. 2022, vol.26, n.1, pp.233-256.  Epub 05-Maio-2022. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.11495.

Introduzida em Cabo Verde no final da década de 1970, a tapeçaria foi nacionalizada através dos desenhos dos cartões apelidados, no presente, “retratos do quotidiano do povo”. Estas imagens terão sido incorporadas em outros artefactos, como os quadros com colagens, tornando o artesanato um campo fecundo de análise sobre processos de construção visual deste país. Começando por recensear as principais linhas e pontos de inflexão do percurso da tapeçaria na Europa que propiciaram o seu advento em Cabo Verde, este artigo examina os desenhos patentes nas 46 tapeçarias e nos 282 quadros com colagens, expostos em novembro de 2019 nas lojas de souvenirs do Mindelo, apresentando um conjunto de hipóteses resultantes de um primeiro exercício de articulação entre estas imagens e os principais enunciados sobre a cabo-verdianidade.

Palavras-chave : artesanato; nação; tapeçaria; quadros com colagens; imagens; Cabo Verde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )