SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Confiança, desconfiança, quebra de confiança: uma abordagem etnográfica da improbidade na administração pública índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

ROQUE, Ricardo. O arquivo, a coleção e o caçador: autobiografia de uma etnografia histórica. Etnográfica [online]. 2022, vol.26, n.2, pp.303-325.  Epub 19-Set-2022. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.11119.

Neste artigo, experimento uma reflexão autobiográfica sobre a prática e o método da etnografia de/no arquivo. Recorrendo à metáfora da caçada, argumento que este modo de pesquisa, no cruzamento entre antropologia e história, pode ser entendido como um género de caça semiótica. Isto é: como uma pragmática de perseguição e interpretação de traços, pistas, rastos - por vezes fragmentários, truncados, até ocultos; inscritos em materialidades diversas - que atuam como indícios de eventos que aconteceram no passado. Na investigação aqui revisitada - a etnografia histórica de uma coleção colonial de crânios humanos provenientes de Timor-Leste, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra - a caçada perseguiu um trilho dinâmico e esquivo de traços arquivísticos, indiciador de um passado de violência colonial.

Palavras-chave : etnografia de arquivo; caça semiótica; antropologia histórica; crânios humanos; colonialismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )