SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Trust, mistrust, breach of trust: an ethnographic approach to administrative improbityProject, field of possibilities and networks in the football formation of young athletes and their families in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Abstract

OLIVEIRA, Everton de. Morte e vida na colônia: o problema do suicídio entre os colonos alemães do Sul do Brasil. Etnográfica [online]. 2022, vol.26, n.2, pp.351-369.  Epub Sep 19, 2022. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.11725.

Este artigo analisa o problema do suicídio nas colônias alemãs do Sul do Brasil. Trata da relação entre a casa, enquanto um compósito moral e relacional, e o fenômeno do suicídio. Para tanto, a etnografia trata das colônias do Sul do Brasil, região de serras e encostas que há século e meio é habitada por moradores de origem alemã e que apresenta, ano após ano, um número considerado de casos de suicídio. Tratando-se de um problema que vem se tornando central na agenda das políticas de saúde em âmbito nacional e internacional, transitaremos enquadramentos discursivos distintos. Em primeiro lugar, o da casa, enquanto expressão do cotidiano de moradores, propriamente de sua vida moral. Em segundo lugar, o do discurso médico e psicossocial, que entende o suicídio como expressão por excelência de uma desorganização psicossocial. Aposta-se que, entendido em sua perspectiva relacional, o suicídio compõe a lógica da casa, especialmente relacionado a uma vida moral calcada na dor (em sua narrativa, memória partilhada e superação), ainda que seja seu limite categorial, seu esgotamento, mas não sua “desorganização”.

Keywords : suicídio; colonos do Sul; casa; políticas públicas de saúde; governamentalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )