SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Cultura e saberes dos trabalhadores profissionais-técnicos nas equipes de Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

CLEMENTE, Mara. Oportunidades e limitações no campo do combate ao tráfico: a experiência de participação nas redes portuguesas de combate ao tráfico. Etnográfica [online]. 2022, vol.26, n.2, pp.467-487.  Epub 19-Set-2022. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.11864.

Colaborações e redes nacionais e transnacionais, dentro e entre diferentes setores, são frequentemente descritas como uma peça fundamental nos esforços de combate ao “tráfico de pessoas”. Este pressuposto tem incentivado a proliferação, inclusive no campo português de combate ao tráfico, de redes nacionais e locais que reúnem organizações governamentais e não governamentais que trabalham em questões relacionadas com o tráfico. Utilizando a autoetnografia como ferramenta metodológica e narrativa, o artigo analisa o tipo de colaboração e cooperação que caracteriza as atuais redes multissetoriais e as oportunidades e limitações que elas trazem, tendo em vista uma abordagem ao tráfico “centrada na vítima”. O artigo argumenta que as diferenças nas prioridades, no capital ou no poder dos seus membros moldam as oportunidades e limitações dessas redes, que se configuram, principalmente, como um instrumento antipolítico do aparelho neoliberal de combate ao tráfico.

Palavras-chave : tráfico de pessoas; ONG; redes; colaboração intersetorial; autoetnografia; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )