SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Opportunities and limitations in the counter-trafficking field: the experience of participating in Portuguese counter-trafficking networksCulturas políticas e uma abordagem baseada nos direitos: etnografia de um projeto-piloto inovador na intervenção de maus-tratos graves a crianças author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Abstract

RAMOS, Marise. Cultura e saberes dos trabalhadores profissionais-técnicos nas equipes de Saúde da Família. Etnográfica [online]. 2022, vol.26, n.2, pp.489-509.  Epub Sep 19, 2022. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.11905.

O artigo apresenta resultados do estudo dos saberes de técnicos de nível médio em saúde de equipes da Saúde da Família em municípios brasileiros. A hipótese central é a existência de uma cultura própria desses trabalhadores no interior da equipe. A construção dos dados partiu da problemática teórica de Caria (2010) sobre a existência de uma dualidade reflexiva no uso do conhecimento no trabalho profissional e, para a análise, utilizamos a teoria da mente dual de Evans (2009), articulada à discussão sobre a performance no trabalho de Eraut e Hirsh (2007). A investigação consistiu na observação do trabalho dos técnicos e realização de entrevistas, enfocando-se as interações entre os trabalhadores e desses com usuários no cotidiano. Como conclusão, indicamos a confirmação da hipótese, compreendendo que a cultura de trabalho própria dos técnicos em saúde no interior da equipe de Saúde da Família é sustentada predominantemente por saberes prático-experienciais desenvolvidos por eles de forma autônoma e partilhada.

Keywords : trabalhadores técnicos da saúde; equipes de Saúde da Família; saberes profissionais; cultura do trabalho em equipe.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )