SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Cultura e saberes dos trabalhadores profissionais-técnicos nas equipes de Saúde da FamíliaTravail social et les rapports de classe dans la mise en œuvre du programme Bolsa Família au Brésil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

ORTEGA-SENET, María Belén. Culturas políticas e uma abordagem baseada nos direitos: etnografia de um projeto-piloto inovador na intervenção de maus-tratos graves a crianças. Etnográfica [online]. 2022, vol.26, n.2, pp.511-532.  Epub 19-Set-2022. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.11952.

O Serviço Nacional para Menores (Sename), como rede de proteção das crianças no Chile até outubro de 2021, tornou-se um sistema em crise, o que é evidenciado pelos resultados relativos a violações dos direitos das crianças sob tutela do Estado demonstrados pela UNICEF e pelo Instituto Nacional dos Direitos Humanos ( Sanfuentes e Espinoza 2017). Neste cenário, foi realizado um estudo num projeto piloto que se assumiu como uma alternativa privada e inovadora de resposta complementar ao Sename e aos programas tradicionais para a atenção às crianças vítimas de maus-tratos graves e às suas famílias. A investigação foi levada a cabo como um processo etnográfico no próprio projeto piloto, com observações participantes e técnicas de grupo participativo. Do quadro teórico fornecido pelas culturas políticas (Almond e Verba 1989 [1963]; Krotz 2005), e com ênfase no enfoque dos direitos (Valverde 2009), foi realizada uma análise dos nós críticos do trabalho de intervenção profissional. As conclusões mostram um trabalho controverso, em permanente tensão entre a prática baseada em princípios humanistas e objetivos institucionais baseados na eficiência. A inovação revela ser neoliberal, limitando a autonomia dos profissionais e o desenvolvimento de novos instrumentos de ação (Swidler 1996), moldando atuações que são o inverso de uma abordagem da infância baseada em direitos.

Palavras-chave : etnografia; intervenção social; abuso grave da criança; abordagem baseada em direitos; culturas políticas; governança.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )