SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3El hambre, la carestía alimentaria y las aproximaciones culturalistas: propuestas y peligros de los trabajos fronterizosMáquinas e maquinações: as reconfigurações do trabalho familiar no Caparaó cafeeiro, Minas Gerais (2016-2018) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

CABALLERO, Indira Viana. Rumo a lugares virgens: sobre caminhadas que desafiam e fortalecem nos Andes peruanos. Etnográfica [online]. 2022, vol.26, n.3, pp.667-687.  Epub 30-Jan-2023. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.12130.

Os moradores de Andamarca (província de Lucanas, departamento de Ayacucho, Peru), em sua maioria agricultores e pastores, percorrem a pé diariamente consideráveis distâncias para cuidar de plantas e animais. Contudo, há outro tipo de caminhada que merece destaque, pois desafia a naturaleza com o intuito de forjar um corpo mais forte e poderoso do que o corpo dos humanos. Este é o propósito dos danzantes de tijeras ao buscarem lugares vírgenes, nunca antes pisados por humanos: acumular mais fuerza e poder. O objetivo deste texto é dar ênfase às caminhadas como forma de constituição do corpo desses artistas e da paisagem.

Palavras-chave : Andes peruanos; corpo; música; danza de tijeras; paisagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )