SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Uma abordagem relacional dos conflitos no contexto de judicialização da violência doméstica em Timor-LesteSurras, pisas e coças: práticas familiares de criar pessoas em Canto do Buriti, Piauí, Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

JUSTINO, André Omisilê. “Pode bater”: reflexões sobre crianças, cuidados e castigos em Praia, Cabo Verde. Etnográfica [online]. 2022, vol.26, n.3, pp.795-814.  Epub 30-Jan-2023. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.12473.

Este artigo trata de uma dinâmica particular na relação entre adultos e crianças em Cabo Verde, a saber, os castigos físicos. Reflito a partir de um trabalho de campo etnográfico realizado em duas etapas entre 2019 e 2020 com crianças de zero a 12 anos em um bairro periférico da capital de Cabo Verde. Trago dados que permitem argumentar como os castigos (lidos aqui como mecanismos de disciplina) aos quais as crianças são submetidas são parte do campo dos cuidados, contrapondo noções de organismos internacionais acerca da violência à qual a criança está sujeita. Argumento ainda que este campo de cuidados é concebido e elaborado coletivamente pelas pessoas da comunidade em uma lógica de multiplicação dos cuidados ao longo dos circuitos cotidianos das crianças.

Palavras-chave : antropologia da criança; castigo; Cabo Verde; cuidado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )