SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Etnonímia Laklãnõ: além de leituras éticasOnde estão as meninas? Questões para pesquisas sobre culturas juvenis hegemonicamente masculinas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

TOLEDO, Luiz Henrique de  e  COSTA, Carlos Eduardo. Jogar, lutar, torcer: olhares etnográficos sobre futebol e rituais ameríndios. Etnográfica [online]. 2023, vol.27, n.1, pp.27-50.  Epub 28-Abr-2023. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.12856.

O artigo é um esforço de síntese para apresentar uma subárea dos estudos sobre esportes nas ciências sociais no Brasil, denominada de Antropologia das Práticas Esportivas. Trata-se de descritor acadêmico que visa articular os usos de algumas noções que definem o vasto campo de experiências lúdicas com a produção contextual de dados empíricos. Modelos sociológicos de amplo espectro, que operam noções como jogo e esporte, são colocados à prova das experimentações etnográficas. Objetiva-se alcançar paisagens mais descontínuas por intermédio da relação entre duas faculdades sensíveis, jogar e olhar, constitutivas de um modelo denominado de modelo das relações. O exame da dialética entre olhar e jogar permite que fenômenos esportivizados distintos, desde a ubíqua prática do futebol a uma determinada luta corporal xinguana, ambas analisadas do ponto de vista da categoria torcer, mantenham as possibilidades analíticas comparativas na diferença.

Palavras-chave : Antropologia das práticas esportivas; corporalidades; modelos etnográficos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )