SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Sobre idiomas, socialidades em rede e HIV/aids: divulgação científica, subjetividades e o aprimoramento da vida em um blogue brasileiroA vida social da estátua de Michael Jackson na favela Santa Marta, Rio de Janeiro: uma perspectiva móvel sobre regimes de valor índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

ABRANTES, Carla Susana Alem. Reunidos na universidade: projetos nacionais, alteridade e as mediações da antropologia. Etnográfica [online]. 2023, vol.27, n.1, pp.117-136.  Epub 28-Abr-2023. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.13140.

O encontro de docentes com a diversidade cultural dos estudantes passou a ser uma experiência comum nas salas de aula a partir das políticas de democratização do acesso às universidades no Brasil nas primeiras décadas do século XXI. Este artigo apresenta “pontos de contato” com essa diversidade no contexto de uma instituição criada sob as orientações da cooperação internacional acadêmica Sul-Sul. Por meio da descrição de situações vividas em atividades docentes, procura-se uma reflexão sobre os processos de construção identitária promovidos por agenciamentos associados à formação de fronteiras étnicas e nacionais. A antropologia emerge como mediadora desse encontro no registro da vivência que articula teoria às situações pós-coloniais encontradas nas relações de ensino ao encontrar espaços-problema interdisciplinares, valores comuns no contexto de estruturas administrativas, bem como uma aproximação sensível com a história partilhada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Palavras-chave : Estados nacionais; ensino superior; antropologia histórica; colonialismo; relações interétnicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )