SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1A vida social da estátua de Michael Jackson na favela Santa Marta, Rio de Janeiro: uma perspectiva móvel sobre regimes de valorArte e cultura, hegemonia e resistência: uma leitura comparada de diferentes territórios de Lisboa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

REGO, Raquel; LOPES, João Braga; SADOCK, Mateus  e  ESTEVENS, Ana. Espaços alternativos em Lisboa e a resistência à gentrificação. Etnográfica [online]. 2023, vol.27, n.1, pp.163-168.  Epub 28-Abr-2023. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.13219.

Entre o início da crise financeira (2007-08) e a crise pandémica (2020-), Lisboa estava no auge como destino turístico europeu da moda. Nesse período, numa singular concentração na capital portuguesa, associações e outros coletivos proliferaram como espaços alternativos, imbricando ação política e cultural. Neste dossiê, através de uma metodologia qualitativa de pendor etnográfico, mostramos que estes espaços configuram um modelo de desenvolvimento urbano próprio. Se, desde os anos 1970, os espaços alternativos têm desempenhado um papel de resistência à gentrificação em vários países ocidentais, o caso de Lisboa sobressai pelo contraste com um contexto nacional de fraca participação cívica.

Palavras-chave : marca Lisboa; gentrificação; espaços alternativos; participação cívica; cultura; resistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )