SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Construindo resistência: etnografia de um centro social autogerido em Lisboa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

LOPES, João Braga  e  MARQUES, Joana S.. Comuns urbanos em Lisboa: formas de trabalho não mercantilizado em espaços alternativos. Etnográfica [online]. 2023, vol.27, n.1, pp.233-252.  Epub 28-Abr-2023. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.13359.

Retomando os princípios de que o trabalho não é inerentemente uma mercadoria e que os recursos comuns são também consequência de uma prática política, este artigo analisa quatro espaços comunitários na cidade de Lisboa com o objetivo de compreender os comuns no contexto urbano. Com base em entrevistas semiestruturadas a participantes e ativistas desses projetos e, complementarmente, observação participante, analisamos as motivações dos mesmos e as condições em que realizam o seu trabalho. Destacam-se dos resultados a centralidade assumida pela ideia de comunidade e a realização individual e social dos participantes nos espaços estudados.

Palavras-chave : Lisboa; comuns urbanos; commons; organizações comunitárias; motivações; política prefigurativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )