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Etnográfica

 ISSN 0873-6561

AFFONSO, Ana Maria Ramo y. Nhemongarai: ritual, gênero e outros encaixes entre os Guarani. []. , 27, 2, pp.407-428.   22--2023. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.13509.

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Este artigo é a tentativa de fazer aparecer aspectos do Nhemongarai, ritual de nominação e de consagração de alimentos dos Guarani-Mbya. O Nhemongarai é encontro, cruzamento, composição; modos em que o movimento se manifesta, fazendo brotar perante o nosso olhar pessoas e relações. É também uma celebração coletiva da vida que tem como finalidade favorecer fluxos específicos entre deuses e humanos, entre territórios e entre parentes. Tal definição nos permite vincular a descrição do Nhemongarai às elaborações sobre ritual e performance na Antropologia e oferecer breves reflexões sobre os modos em que ações e relações aparecem enquanto performance etnográfica, mobilizando a imagem da efetivação de encaixes singulares entre corpos e categorias a partir da elaboração de bordas. Nos permite, também, aproximar o nosso entendimento e a nossa sensibilidade ao mbaraete dos Mbya - força, potência,vigor vivificante.

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This article is an attempt to bring out some aspects of Nhemongarai, the children naming and food consecration ritual of the Guarani peoples. Nhemongarai is encounter, crossing, articulation, composition, interference, interlacing, plot; ways in which movement manifests itself, making people and relationships spring up before our eyes. It is also a collective celebration of life that aims to promote specific flows between gods and humans, between territories and between relatives. This definition allows us to link the description of the Nhemongarai to the elaborations on ritual and performance in Anthropology and to offer some brief reflections on the ways in which actions and relationships appear ethnographically, mobilizing the image of the effectuation of singular fittings between bodies and categories from the elaboration of edges. It also allows us to bring our understanding and sensitivity closer to the Mbya’s mbaraete - strength, potency, life-giving vigor.

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