SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2O adoecimento psíquico na graduação e os marcadores sociais da diferença na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

PUCCINI, Luciano. A morte de policiais no estado do Rio de Janeiro: o dilema de se ser vítima ou herói. Etnográfica [online]. 2023, vol.27, n.2, pp.553-568.  Epub 22-Ago-2023. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.14066.

O presente trabalho tem como finalidade mostrar como a morte de policiais no estado do Rio de Janeiro é mobilizada politicamente por diferentes setores. De acordo com as situações contextuais em que os agentes estão envolvidos, podem ser classificados dentro da categoria herói ou da categoria vítima. A pesquisa se desenvolveu a partir do trabalho de campo na assembleia legislativa do Rio de Janeiro, com ênfase nos discursos de políticos de diferentes partidos e ideologias em audiências públicas, e posteriormente na análise de casos de violência contra o policial que geravam mobilizações e repercussões nas redes sociais de políticos, instituições de segurança pública e simpatizantes das organizações policiais. Dessa maneira é demonstrado que os problemas encontrados na corporação e nas políticas de segurança pública do estado afetam não só a população como também os agentes e as divergências políticas dos partidos quanto à sua resolução. Analiso os diferentes posicionamentos e justificativas mobilizados, tentando corroborar com os referenciais teóricos, uma forma de fazer política a partir da publicitação do sofrimento.

Palavras-chave : vítima; herói; polícia; política; vitimização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )