SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Es hora de arreglar: heurística de la reparación en Estonia y PortugalOs caminhos do peixe fresco na pesca artesanal em Sesimbra: uma paradoxal maritimidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Etnográfica

versión impresa ISSN 0873-6561

Resumen

SARROUY, Alix Didier. Há uma vida antes do ativismo: emoções incorporadas na infância e juventude de ativistas envolvidos em causas de género, racismo e alterações climáticas em Portugal. Etnográfica [online]. 2023, vol.27, n.3, pp.619-638.  Epub 08-Dic-2024. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.14634.

Partindo das trajetórias pessoais nas primeiras duas décadas de vida, repletas de experiências, encontros e emoções, quais as suas influências nos jovens ativistas em devir? Com base na investigação qualitativa realizada para o projeto “ArtCitizenship - juventude e as artes da cidadania: práticas criativas, cultura participativa e ativismo” (2019-2022), este artigo analisa as trajetórias durante a infância e a adolescência de 30 ativistas em Portugal. Emergem um conjunto de categorias “before activism”, que revelam a importância de incluir as primeiras experiências individuais e coletivas como pilares estruturantes do envolvimento futuro no ativismo e em movimentos sociais. Não se nasce ativista, as ações por uma determinada causa resultam de reações a interações e a emoções vividas desde a infância. Mais do que um interesse pessoal pelo ativismo, este pode resultar de uma urgência física e emocional.

Palabras clave : before activism; infância e juventude; trajetórias de vida; emoções incorporadas; novos movimentos sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )