27 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

MORANDO, María Agustina. Usos discursivos emergentes e práticas comunicativas digitais entre os chanés. []. , 27, 3, pp.803-824.   26--2024. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.14878.

A emergência das novas tecnologias de informação e comunicação de massa deu origem a novos espaços discursivos, e as línguas indígenas da América do Sul não foram deixadas de fora destes processos. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão preliminar dos usos discursivos que os chanés do noroeste da Argentina fazem da sua língua e do espanhol nestes novos espaços comunicativos, com especial ênfase no uso contemporâneo das redes sociais. A relação entre a língua e estes modos de comunicação é complexa uma vez que a natureza mediada destes intercâmbios abre a possibilidade de interagir com um interlocutor que está fisicamente ausente. Além disso, pretendo abordar as formas como estes espaços discursivos se consolidam como um vetor de comunicação relevante, tomando como exemplo a criação e circulação de informação sobre a prevenção da Covid-19 bilingue em guarani chaquenho e espanhol.

: guarani chaquenho; línguas indígenas sul-americanas; tecnologias de informação e comunicação; comunicação digital; Covid-19.

        ·     ·     · ( pdf )