SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Mozambique in the geoeconomics of natural gasThe enterprises’ supply and competitiveness of tourism destinations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Economia Global e Gestão

Print version ISSN 0873-7444

Abstract

PEDRO, Isabel; FILIPE, José António  and  REIS, Elizabeth. Factores determinantes da internacionalização das redes de «franchising» ibéricas. Economia Global e Gestão [online]. 2008, vol.13, n.1, pp.65-84. ISSN 0873-7444.

O franchising tem-se tornado, provavelmente, na força mais impulsionadora da globalização das empresas de serviços. Existem, contudo, poucos estudos empíricos que explicam a internacionalização dos sistemas de franchise. Com base nos trabalhos de investigação existentes, assim como na teoria da agência e na teoria do recurso, elaborámos um modelo teórico que validámos empiricamente. Este modelo incorpora de forma articulada variáveis internas e externas à empresa e variáveis motivacionais e procura explicar a tomada de decisão sobre a internacionalização por parte das empresas de franchising ibéricas. Podemos constatar, por um lado, que algumas variáveis internas como a «idade da rede», a «dimensão» e a «dispersão» são particularmente importantes para a internacionalização e são independentes do risco. Por outro lado, a variável interna «vínculo», as variáveis externas e as de motivação são também importantes e estão muito associadas ao factor risco.

Keywords : Franchising; Internacionalização; Teoria Organizacional; Empresas de Serviços.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )