SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The internationalization of franchising companies in Iberian countriesThe customer factor as a strategic determinant: Essay on the banking and financial industry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Economia Global e Gestão

Print version ISSN 0873-7444

Abstract

FIRMINO, Manuel Brazinha. A oferta das empresas e a competitividade dos destinos turísticos. Economia Global e Gestão [online]. 2008, vol.13, n.1, pp.85-102. ISSN 0873-7444.

O presente trabalho tem como principal objectivo abordar a competitividade dos destinos turístico a partir da oferta das empresas e das acções estratégicas dos poderes públicos. A metodologia adoptada assenta na revisão bibliográfica, com recurso a conceitos e a modelos de competitividade aplicáveis aos destinos turísticos. Foram divulgados alguns resultados de um trabalho empírico, aplicado a 415 empresas portuguesas, relativamente à competitividade e atractividade de Portugal enquanto destino turístico. Os resultados obtidos apontam para alguma prudência no que respeita a um crescimento excessivo de turistas, de tipo quantitativo, tendo-se concluído que a aposta deve ser feita na qualidade da oferta no seu conjunto, por forma a valorizar e preservar os recursos turísticos existentes. As acções estratégicas resultam de parcerias entre os vários stakeholders.

Keywords : Vantagem Competitiva; Sistema Turístico; Oferta Integrada; Parcerias e Modelos de Competitividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )