SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Factores determinantes da internacionalização das redes de «franchising» ibéricasO factor cliente como determinante estratégico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

FIRMINO, Manuel Brazinha. A oferta das empresas e a competitividade dos destinos turísticos. Economia Global e Gestão [online]. 2008, vol.13, n.1, pp.85-102. ISSN 0873-7444.

O presente trabalho tem como principal objectivo abordar a competitividade dos destinos turístico a partir da oferta das empresas e das acções estratégicas dos poderes públicos. A metodologia adoptada assenta na revisão bibliográfica, com recurso a conceitos e a modelos de competitividade aplicáveis aos destinos turísticos. Foram divulgados alguns resultados de um trabalho empírico, aplicado a 415 empresas portuguesas, relativamente à competitividade e atractividade de Portugal enquanto destino turístico. Os resultados obtidos apontam para alguma prudência no que respeita a um crescimento excessivo de turistas, de tipo quantitativo, tendo-se concluído que a aposta deve ser feita na qualidade da oferta no seu conjunto, por forma a valorizar e preservar os recursos turísticos existentes. As acções estratégicas resultam de parcerias entre os vários stakeholders.

Palavras-chave : Vantagem Competitiva; Sistema Turístico; Oferta Integrada; Parcerias e Modelos de Competitividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )