SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1The Chinese dragon and the Indian elephant: Traces of similarity and divergence in the processes of opening up and economic reform author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Economia Global e Gestão

Print version ISSN 0873-7444

Abstract

REIS, Felipa Lopes dos. O sistema de gestão nipónico de marketing: perspectivas de desenvolvimento em Portugal. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.1, pp.9-21. ISSN 0873-7444.

Este artigo respeita a uma das sugestões para futuras pesquisas que foram apresentadas na minha tese de doutoramento e tem como objectivo investigar a relação existente entre o sistema de gestão nipónico de marketing e a competitividade das empresas com actividade em Portugal.Particularmente, procurou-se avaliar os resultados da competitividade nas empresas quando utilizam práticas específicas de gestão nipónica de marketing.Através de testes estatísticos, foi verificado que a competitividade das empresas com capital nipónico é induzida pelos custos, pela qualificação dos recursos humanos e pelas tecnologias adoptadas.

Keywords : Marketing; Competitividade Económica; Workonomic Index; Progresso Tecnológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )