SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2The lords of the crisisBanks competitive advantage analysis in emerging countries and in developed countries using the resource based view model: comparative study Brazil x USA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Economia Global e Gestão

Print version ISSN 0873-7444

Abstract

FONSECA, João Carlos. O goodwill não é um activo. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.2, pp.81-93. ISSN 0873-7444.

No contexto da actual crise financeira internacional, a sociedade em geral questionou o papel da contabilidade. Nesta temática, surge com especial relevância o tratamento contabilístico do goodwill no âmbito de concentrações empresariais. O presente artigo analisa o conceito de goodwill e o respectivo racional económico subjacente, posteriormente enquadra-o em termos contabilísticos, à luz das International Financial Reporting Standards (IFRS). Da análise efectuada face ao racional económico subjacente, detectaram-se insuficiências e incoerências no tratamento contabilístico do goodwill, traduzindo uma falta de representação fidedigna da posição e do desempenho financeiro das empresas e da imagem verdadeira e apropriada das respectivas demonstrações financeiras. Tudo isto originou um efeito de maior volatilidade e pró-ciclicidade nos resultados das empresas, com influência na estrutura financeira das mesmas e no sistema financeiro e empresarial a nível mundial. Finalmente, dada a materialidade em causa, propõe-se uma alteração prospectiva às IFRS com um período de carência e retrospectivamente com duas opções.

Keywords : International Financial Reporting Standards; Goodwill; Normalização Contabilística Internacional; Crise Financeira Internacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )