SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Three Axioms of Ecological EconomicsStriving for a strong system in human resources management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Economia Global e Gestão

Print version ISSN 0873-7444

Abstract

CASTRO, Conceição. Dimensão do sector público e crescimento económico: uma relação não linear na União Europeia dos 15?. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.3, pp.61-75. ISSN 0873-7444.

Os Estados-Membros da União Europeia têm tido a preocupação de reduzirem a dimensão da Administração Pública na economia, a par de a tornar muito mais eficiente de forma a promover o crescimento económico. Neste artigo analisam-se as relações entre a despesa pública e o crescimento económico em 14 Estados-Membros da União Europeia dos 15, com o objectivo de determinar a dimensão óptima das Administrações Públicas, tendo por base teórica a Curva de Armey. Os resultados, para o período 1965-2007, sugerem uma dimensão do sector público maximizadora do crescimento económico de 47,37% e 22,17% do PIB, quando avaliada pelas despesas públicas totais e o consumo público, respectivamente.

Keywords : Dimensão Óptima da Administração Pública; Crescimento Económico; Curva de Armey.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )