SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Composite indicators of development: the importance of dimensional weightsh3 Gourmet: Not so fast food author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Economia Global e Gestão

Print version ISSN 0873-7444

Abstract

BENTO, Paulo  and  SOUSA, Helena Pinto de. Ensino Superior a distância em Portugal: Uma estratégia disruptiva. Economia Global e Gestão [online]. 2012, vol.17, n.2, pp.97-125. ISSN 0873-7444.

O presente artigo aborda o ensino superior a distância (ESaD) em Portugal e tem como objetivo a definição de uma estratégia alternativa para o seu desenvolvimento. A estratégia preconizada decorre de uma análise cuidada do ESaD, antecedida por uma apreciação geral do ensino superior e do país, através das quais se concluiu nomeadamente o seguinte: em resultado das iniciativas tímidas ou mal sucedidas das universidades tradicionais, o ESaD quase se confunde com a Universidade Aberta (UAb); entre os vários desafios colocados ao ensino superior, o ESaD representa uma janela de oportunidades; o país, ao adiar sucessivamente reformas estruturais, vive hoje um dos momentos mais dramáticos da sua história. Em alternativa à continuidade, com trajetórias independentes por parte das instituições do ensino superior, afigura-se mais profícua a via da coopetição, aglutinadora e potenciadora de sinergias, propondo-se a adoção de uma estratégia disruptiva, na qual a UAb tem um papel central.

Keywords : Ensino Superior a Distância; Coopetição; Estratégia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )