SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII issue1Geraldo Square transients Perceptions about NursesThe Individual and the Burn: changes in the dynamics of the individual’s subsystem during a burn process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

BAPTISTA, Suely de Souza; ALMEIDA FILHO, Antonio José de; BARBOSA, Thais Silva Corrêa  and  XAVIER, Maria Lelita. Nexos entre o contexto histórico e a expansão do número de cursos superiores de Enfermagem nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Rev. Enf. Ref. [online]. 2010, vol.serIII, n.1, pp.73-80. ISSN 0874-0283.

Estudo de cunho histórico-social apresenta como objectivos de pesquisa: levantar o número de cursos superiores de enfermagem, em funcionamento, nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, ao final do ano de 2007; comparar o número de cursos vinculados a instituições públicas aos vinculados a instituições privadas, nas regiões em estudo; e discutir os nexos entre o contexto histórico e a configuração desses cursos no que se refere à vinculação institucional. As fontes primárias da pesquisa foram colhidas no site do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira no ano de 2008, categorizadas e tratadas estatisticamente. As fontes secundárias que respaldaram a discussão dos resultados incluem: relatórios de pesquisa, recortes de jornais, artigos, livros, dissertações, teses de doutorado e sites que abordam a temática em estudo. A análise comparativa dos dados evidenciou a importância das políticas governamentais para o crescimento das instituições privadas na formação do enfermeiro.

Keywords : enfermagem; história da enfermagem; escolas de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License