SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII issue2Women´s basic knowledge about breast self-examinationCaring in the deinstitutionalization paradigm of: sustaining dependent elders in the family author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

SILVA, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da; TANJI, Suzelaine; SANTOS, Neiva Maria Picinini  and  VIANA, Ligia de Oliveira. Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruíndo um mundo melhor com a contribuição dos estudantes. Rev. Enf. Ref. [online]. 2010, vol.serIII, n.2, pp.35-43. ISSN 0874-0283.

O objeto do estudo aborda a formação dos estudantes de graduação em enfermagem tendo os cenários de aprendizagem/cuidado como mantenedores de práticas pedagógicas que promovam experiências e habilidades para a sustentabilidade ambiental. O objetivo é identificar como as palavras e desenhos emitidos pelos estudantes em cenários de aprendizagem têm contribuindo para a formação de uma consciência ambiental fortalecendo-os para a profissão de enfermagem. Estudo realizado numa perspectiva qualitativa, realizado em uma Instituição de Ensino Superior Brasileira no curso de graduação em enfermagem. Os sujeitos foram 41 estudantes do 1º período. A coleta de dados aconteceu em Maio/2009, mediante um questionário com perguntas abertas. Os dados foram analisados e descritos em unidades temáticas: a teoria-prática-humanização permite formar uma consciência ambiental; a experiência-habilidade articulada a práticas pedagógicas promove a sustentabilidade ambiental; o social apreendido e trabalhado como cenário de aprendizagem-ambiente de cuidado, fortalece os estudantes de enfermagem. A consciência social pode construir um mundo melhor.

Keywords : enfermagem; aprendizagem; ambiente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License