SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII issue3Translation and cultural adaption of the NEECHAM confusion scalesUsers with gastrectomy for gastric carcinoma: nutrition versus quality of life - Systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

SILVA, Rosa; PIRES, Regina  and  VILELA, Carlos. Supervisão de estudantes de Enfermagem em ensino clínico: Revisão sistemática da literatura. Rev. Enf. Ref. [online]. 2011, vol.serIII, n.3, pp.113-122. ISSN 0874-0283.

A preparação dos enfermeiros para o exercício da supervisão de estudantes de enfermagem, em ensino clínico, surge actualmente como uma necessidade dos contextos formativos e da prática. Assumir que ser enfermeiro é ter a função de participar activamente nos processos de formação de estudantes, sem procurar conhecer as suas dificuldades enquanto supervisor clínico, é contribuir para práticas pedagógicas desfasadas. Com os objectivos de, 1) conhecer as representações dos enfermeiros sobre o exercício da supervisão, 2) identificar as dificuldades sentidas no exercício da supervisão e 3) identificar as necessidades dos enfermeiros no desempenho da supervisão, realizou-se uma análise à melhor evidência disponível. Em bases de dados científicas, recorrendo a artigos de investigação, foram encontrados 68 artigos e, destes, seleccionados oito. Para a análise dos resultados adoptou-se o Modelo de Proctor. Os resultados apontam para um conjunto de necessidades dos supervisores que passam pela formação específica na área, treino de competências e formalização de directrizes sobre as funções dos vários intervenientes - enfermeiros, escolas e organizações de saúde. Com este estudo, conclui-se que a profissão e a prática de enfermagem ganham com uma efectiva (re) estruturação dos processos de supervisão, tendo em vista a qualidade da formação dos enfermeiros e do exercício profissional.

Keywords : educação em enfermagem; tutoria; mentores; competência profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License