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Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283
Resumo
SILVA, Rosa; PIRES, Regina e VILELA, Carlos. Supervisão de estudantes de Enfermagem em ensino clínico: Revisão sistemática da literatura. Rev. Enf. Ref. [online]. 2011, vol.serIII, n.3, pp.113-122. ISSN 0874-0283.
A preparação dos enfermeiros para o exercício da supervisão de estudantes de enfermagem, em ensino clínico, surge actualmente como uma necessidade dos contextos formativos e da prática. Assumir que ser enfermeiro é ter a função de participar activamente nos processos de formação de estudantes, sem procurar conhecer as suas dificuldades enquanto supervisor clínico, é contribuir para práticas pedagógicas desfasadas. Com os objectivos de, 1) conhecer as representações dos enfermeiros sobre o exercício da supervisão, 2) identificar as dificuldades sentidas no exercício da supervisão e 3) identificar as necessidades dos enfermeiros no desempenho da supervisão, realizou-se uma análise à melhor evidência disponível. Em bases de dados científicas, recorrendo a artigos de investigação, foram encontrados 68 artigos e, destes, seleccionados oito. Para a análise dos resultados adoptou-se o Modelo de Proctor. Os resultados apontam para um conjunto de necessidades dos supervisores que passam pela formação específica na área, treino de competências e formalização de directrizes sobre as funções dos vários intervenientes - enfermeiros, escolas e organizações de saúde. Com este estudo, conclui-se que a profissão e a prática de enfermagem ganham com uma efectiva (re) estruturação dos processos de supervisão, tendo em vista a qualidade da formação dos enfermeiros e do exercício profissional.
Palavras-chave : educação em enfermagem; tutoria; mentores; competência profissional.