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Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283
Resumo
LOUREIRO, Luís Manuel de Jesus et al. Literacia em saúde mental de adolescentes e jovens: conceitos e desafios. Rev. Enf. Ref. [online]. 2012, vol.serIII, n.6, pp.157-166. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/RIII11112.
A literacia em saúde entendida enquanto constelação de competências cognitivas, sociais e capacidades que permitem aos indivíduos aceder, compreender e usar informação no domínio da saúde, tem ao longo da última década sido perspetivada como dimensão fundamental para os programas de promoção da saúde e prevenção das doenças mentais. Neste artigo é apresentado e analisado criticamente o conceito de literacia em saúde e literacia em saúde mental, discutindo a sua abrangência e aplicabilidade, de acordo com os desafios emergentes e que se colocam aos programas de educação e sensibilização para a saúde mental de adolescentes e jovens. Porque a literacia tem tanto de relevância quanto de complexidade (Nutbeam, 2009), apresenta-se também um modelo de literacia em saúde, bem como os principais conceitos com este relacionado, nomeadamente: educação para a saúde, promoção da saúde e comunicação em saúde. Debate-se ainda a extensibilidade desta temática no âmbito das novas ferramentas ao serviço da promoção da saúde como é o caso da web e do seu potencial e utilidade no incremento da literacia em saúde mental de adolescentes e jovens.
Palavras-chave : literacia; saúde mental; adolescentes; jovens.