SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII issue8Father’s involvement in pregnancy/childbirth and the emotional bond with the babyPerception of caring in a group of final year students in nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

SOUZA, Márcia Christina Caetano de et al. Oficina sobre projeto pedagógico de curso de enfermagem: refletindo sobre inovações, desafios e potencialidades. Rev. Enf. Ref. [online]. 2012, vol.serIII, n.8, pp.67-73. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII11128.

Enquadramento: a educação no ensino superior de enfermagem implica o emprego de recursos pedagógicos que favoreçam nos estudantes a aquisição de habilidades e competências indispensáveis para o exercício da profissão. Uma atuação reflexiva, crítica e interdisciplinar tem sido estimulada a partir do currículo integrado. O aspecto inovador desta modalidade de ensino tem dificultado a sua aplicação prática, sendo indispensável refletir sobre o processo de implantação deste currículo. Objetivos: descrever os fatores dificultadores da implantação do projeto pedagógico integrado e identificar estratégias de intervenção para sua implantação, na perspetiva dos docentes. Metodologia: Relato de experiência vivenciada na forma de oficina na qual os sujeitos trabalharam as possíveis estratégias de superação de desafios na execução do projeto pedagógico integrado do curso de enfermagem numa universidade pública do Brasil. Resultados: a dificuldade de integração de professores e dos conhecimentos nas diferentes áreas e a fragilidade de conhecimento dos alunos representam um entrave na efetivação da proposta pedagógica segundo o relato dos sujeitos participantes da oficina. Conclusão: acredita-se que este processo é fundamental na construção de um projeto pedagógico do curso dentro dos preceitos institucionais da interdisciplinaridade e da integração de conhecimentos, os quais determinarão as condições estruturais e formação de competências discentes desejadas.

Keywords : currículo; enfermagem; difusão de inovações; educação baseada em competências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License