SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII issue10Quality of life of service users with chronic venous ulcersSex education interventions with teenagers: systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

OLIVEIRA, Valéria Conceição de et al. Situação vacinal da hepatite B de estudantes da área da saúde. Rev. Enf. Ref. [online]. 2013, vol.serIII, n.10, pp.119-124. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII12100.

A hepatite B é um importante fator de risco para estudantes da área da saúde, pois estes mantêm um contacto permanente com pacientes por meio de atividades práticas em estabelecimentos de saúde. Este estudo objetivou verificar a situação vacinal dos estudantes da saúde e descrever o conhecimento destes sobre a forma de contágio da hepatite B. Trata-se de um inquérito vacinal realizado na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Foram aplicados 392 questionários e avaliada a situação vacinal. Os dados foram processados no EPI-INFO 6.0. A análise apontou que 51,2% dos estudantes tinham o esquema completo da hepatite B. Entre os entrevistados, 53,1% relataram que tiveram contacto com material perfurocortante, sendo que 4,1% deles sofreram acidentes em suas práticas; 91,3% demonstraram ter o conhecimento do contágio através de materiais perfurocortantes; e 6,6% afirmaram desconhecer as formas de transmissão da doença. Os graduandos de saúde da UFSJ não estão adequadamente imunizados contra esse agravo e mais de metade deles tiveram contacto com perfurocortantes, o que expõe a vulnerabilidade dos estudantes na prática de ensino.

Keywords : hepatite B; estudantes de ciências da saúde; vacinação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License