SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número2Cuidar de Imigrantes: das interações em contexto à construção de competências culturais nos enfermeirosFocos de Enfermagem em pessoas mais velhas com problemas de saúde mental índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

VELLOSO, Isabela Silva Câncio; ARAUJO, Meiriele Tavares; NOGUEIRA, Jéssica Dias  e  ALVES, Marília. Gerenciamento da diferença: relações de poder e limites profissionais no serviço de atendimento móvel de urgência. Rev. Enf. Ref. [online]. 2014, vol.serIV, n.2, pp.71-79. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1374.

Enquadramento: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), um serviço do Sistema de Saúde Brasileiro, é influenciado por determinantes económicos, políticos e simbólicos, tornando-se um sistema de interesses e uma arena de conflitos. Objetivos: Compreender como as práticas de poder configuram as relações e os limites profissionais no SAMU de Belo Horizonte, Brasil. Metodologia: Trata-se de um Estudo de Caso qualitativo que se utilizou do referencial pós-estruturalista. Resultados: Sob a ótica dos limites profissionais e das delimitações territoriais no trabalho do SAMU, percebe-se as dificuldades para reconhecerem o grupo enquanto equipa de trabalho, enquanto os seus discursos reforçam a histórica dominação da classe médica sobre os demais profissionais. Conclusão: Para os profissionais do SAMU um dificultador é identificar e compreender os tênues limites entre o seu espaço de trabalho e o dos outros, já que o seu espaço de atuação corresponde a todo território da cidade e tentar delimitá-lo é um desafio maximizado pela fragmentação dos serviços de saúde e dos conflitos existentes, os quais favorecem ações individualistas prejudiciais à proposta de integração do sistema de saúde.

Palavras-chave : serviços médicos de emergência; equipe de busca e resgate; prática profissional; relações interprofissionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons