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Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

CARDOSO, Alexandrina; SILVA, Abel Paiva e  e  MARIN, Heimar. Competências parentais: construção de um instrumento de avaliação. Rev. Enf. Ref. [online]. 2015, vol.serIV, n.4, pp.11-20. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV14012.

Enquadramento: A avaliação das competências parentais é essencial para a definição das terapêuticas de Enfermagem promotoras da transição para a parentalidade. Objetivos: Construir um instrumento orientador da avaliação das competências parentais, desde a gravidez até ao sexto mês de idade e analisar utilidade clínica e propriedades psicométricas. Metodologia: Na primeira fase, identificaram-se as necessidades de aprendizagem, através de entrevistas a 51 mães e pais e uma revisão da literatura e, concebeu-se o modelo do instrumento. Na segunda fase analisaram-se as características clínicas e as propriedades psicométricas do instrumento, com recurso a 630 mães e a 214 pais. Resultados: O Instrumento de Avaliação das Competências Parentais englobou 17 competências parentais e 193 indicadores. Na análise da consistência interna, observou-se KR20=0,94 na versão materna e KR20=0,87 na versão paterna. Na análise das subescalas dos conhecimentos e das habilidades das mães e dos pais foram observados níveis significativos de consistência interna (a=0,86 e a=0,66; a=0,89 e a=0,76, respetivamente) Conclusão: O instrumento revelou ter utilidade clínica e fiabilidade para avaliar as competências parentais.

Palavras-chave : competências parentais; conhecimentos; habilidades; avaliação clínica; adaptação à parentalidade; parentalidade.

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