SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue4Quality of life of primary health care users in the district of Vila RealTranslation and adaptation of the Spirituality and Spiritual Care Rating Scale in portuguese palliative care nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

LOUREIRO, Luís Manuel de Jesus. Questionário de Avaliação da Literacia em Saúde Mental - QuALiSMental: estudo das propriedades psicométricas. Rev. Enf. Ref. [online]. 2015, vol.serIV, n.4, pp.79-88. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV14031.

Enquadramento: A avaliação da literacia em saúde mental é um aspeto fundamental para a concepção e implementação de programas de educação e sensibilização para a saúde mental, especificamente no contexto escolar, dado a elevada prevalência de perturbações mentais em adolescentes e jovens e a necessidade de intervenções ajustadas aos contextos e públicos-alvo. Objectivos: Apresentar a avaliação das propriedades psicométricas do Questionário de Avaliação da Literacia em Saúde Mental (QuALiSMental). Metodologia: Estudo realizado com a aplicação do questionário a uma amostra aleatória e representativa de 4.938 adolescentes e jovens portugueses, que frequentam as escolas da região de Abrangência da Direcção Regional de Educação do Centro. Resultados: O QuaLiSMental apresenta índices de fiabilidade aceitáveis e uma estrutura fatorial que é consistente com as componentes teóricas da literacia em saúde mental. Conclusão: O questionário poderá ser aplicado, quer como medida de rastreio da literacia, quer ainda como medida de avaliação do impacto das intervenções no domínio da promoção da saúde mental de adolescentes e jovens.

Keywords : saúde mental; questionários; literacia em saúde mental; adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License