SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue4Historical trajectory of the psychiatric reform in Portugal and in BrazilParents’ and nurses’ perceptions of Nursing care in neonatology: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

MEDEIROS, Rosana Kelly da Silva et al. Modelo de validação de conteúdo de Pasquali nas pesquisas em Enfermagem. Rev. Enf. Ref. [online]. 2015, vol.serIV, n.4, pp.127-135. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV14009.

Contexto: O reconhecimento da qualidade dos instrumentos que procuram verificar e avaliar um fenómeno através do processo de validação de conteúdo, é fundamental para a legitimidade e credibilidade dos resultados de uma pesquisa. Objetivos: Investigar a aplicação do modelo de validação de conteúdo de Pasquali nas pesquisas brasileiras em Enfermagem nos últimos cinco anos. Metodologia: Revisão integrativa de literatura realizada no período de julho a agosto de 2013, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), com uso de descritores controlados e não-controlados. Resultados: Os estudos adotaram o referencial metodológico de Pasquali baseados nos três procedimentos (teóricos, empíricos e analíticos), que exigiu o cumprimento de etapas, tais como construção do instrumento, parecer dos juízes e aplicação de procedimentos estatísticos para a validação de conteúdo. Conclusão: O processo de validação de conteúdo ocorreu no procedimento teórico e houve associação a outros tipos de validação para percorrer os procedimentos empíricos e analíticos, a fim de alcançar uma validação eficaz.

Keywords : estudos de validação; pesquisa em enfermagem; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License