SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue7The Importance of Families in Nursing Care: Nurses' Attitudes in the Hospital EnvironmentAuthority of Nurse Managers to Resolve Conflicts: A Humanist Perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

PRETO, Leonel São Romão et al. Análise por Fotogrametria da Postura e Fatores de Risco Associados em Crianças e Adolescentes Escolarizados. Rev. Enf. Ref. [online]. 2015, vol.serIV, n.7, pp.31-40. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV14051.

Enquadramento: Muitos problemas e desalinhamentos vertebrais têm a sua origem na puberdade, podendo estar associados à má postura. Objetivos: Caracterizar a postura de crianças e adolescentes procurando associações com variáveis sociodemográficas, comportamentais, antropométricas e clínicas. Metodologia: Estudo analítico/transversal realizado por fotogrametria numa amostra constituída por 135 participantes, com idades entre os 6 e os 18 anos. Resultados: O peso da mochila é inadequado (>15% da massa corporal) em 10 % dos casos. A prevalência de lombalgia foi de 37,8% associando-se ao tipo de calçado e teste de Adams. Estudantes com Adams positivo são mais velhos, mais pesados, mais altos, mais sedentários e transportam mais peso nas mochilas. Diferenças significativas entre sexos foram observadas na vista anterior para ambos os ângulos quadricipitais, tendendo as raparigas para genu valgo fisiológico. Nas vistas laterias direita e esquerda os resultados variaram de forma significativa de acordo com o teste de Adams, tendendo os participantes com Adams positivo para a anteriorização. Conclusão: Os resultados evidenciam a importância da implementação de programas direcionados à educação postural.

Keywords : Fotogrametria; postura; criança; adolescente; fatores de risco.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License